quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico nasceu em Torun, Polônia em 1473, defendia a idéia do Heliocentrismo, teoria de que todos os planetas, inclusive a Terra giravam em volta do Sol. Antes dessa teoria, a verdadeira tese era de Claudio Ptolomeu, a teoria de que era um sistema Geocentrico.
Alem do mais, não era apenas Copérnico que eram contra esas ideia, muitos estudiosos não acreditaram na teoria de Ptolomeu, porém foi o fundador da astronomia moderna. Entretanto a tese de Copérnico foi aceita somente após o surgimento de Galileu Galilei, que provou com o auxílio de um telescópio.

Biografia
Nikolaj Kpernik (em latim Copérnico), nasceu em Torun, Polônia, em 1473. Entrou para o clero, estudou na Universidade de Cracóvis e em Bologna, Itália. Em 1501 voltou a Polônia, tornando-se padre de Frombork, que se auto-descreveu sendo "o canto mais longíquo da Terra". Fez muito pela sua cidade, defendendo seu país nas lutas contra os cavaleiros teutónicos, desenvolveu atividades locais como médico e administrador. Porém seu interesse estava na Astronomia.
Copérnico verificou de que a teoria de Ptomlomeu era complicada e não estava satisfeito. Primeiramente trocou a Terra pelo Sol, na posição central. A tese poderia estar praticamente completa em
1533, mas não a publicou por saber de que a Igreja o acusaria de heresia, ja que tirando a Terra do centro do universo ia contra a Igreja. Em 1543, quando a beira da morte, concordou com sua impressão. Embora algumas de suas ideias estivessem erradas, esse era o passo de que os astronomos sucessores construissem a sua tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário